O polimento serve para correção de imperfeições na superfície do aço e para dar um acabamento adequado ao molde para seguir o processo de produção. O mesmo consiste em três passos: desbaste do molde, planificação e correção da superfície do aço e lixamento.
O processo do polimento sempre é iniciado através do desbaste. Geralmente realizado com máquinas para realizar o lixamento e micro retificas para remover as marcas de ferramentas tais como: fresas e eletro erosão. Também podemos utilizar pedras de grãos mais abrasivos, o que mantém maior qualidade da remoção e menos imperfeições são geradas na superfície do aço.
Este é o procedimento que tem a maior importância, é nele que é definida a qualidade do acabamento, sendo realizado com pedras abrasivas. No processo de desbaste são criadas algumas imperfeições, no qual o molde não fica liso e plano, por conta das lixadeiras ou micro retificas. Essas imperfeições são o que chamamos de “ondas”. Para remoção destas, deve ser passado as pedras abrasivas de forma plana até que seja removido todas as ondas e trepidações do aço. Geralmente são passadas em diversos sentidos, para que a pedra também não provoque deformidade no aço.
Realizado os processos anteriores, inicia-se a fase de lixamento. É nessa etapa que se inicia o processo de acabamento do molde. O processo de lixamento varia de acordo com o tipo de acabamento, variando em polimentos funcional e o espelhado: Polimento funcional: geralmente utilizados em moldes onde serão texturizadas ou que o produto final não exige um espelhamento; nele serão utilizadas lixas de grãos mais grossos, para começar remover o risco que foi feito com a pedra. Para remoção deste risco, é sempre polido no sentido contrário, tendo assim como função “quebrar” o risco até remover, assim deixando apenas o risco da lixa que está sendo utilizada. Após isso, os grãos das lixas utilizadas vão afinando gradativamente, mas mantendo o processo de lixar “cruzando” os riscos. Polimento espelhado: é similar ao polimento funcional, mas neste, será afinado os riscos até chegar na lixa 1200. Após o molde ter sido lixado em sua totalidade, com todas as lixas (sempre cruzando os riscos para chegar no final do processo e ter apenas riscos do grão 1200), começa o processo de espelhamento. Este é feito com escovas, feltro e pastas diamantadas.
PEDRAS ABRASIVAS
As pedras abrasivas variam seu tamanho e grão, para melhor se adequar ao tipo de desbaste ou acabamento de acordo com a necessidade do molde.
imagem: https://www.arsystem.com.br/
LIXAS
Existem diversos grãos de lixas para realizar o polimento. Os acabamentos escolhidos que definem quais serão utilizados e até qual grão será necessário afinar o risco.
ESCOVAS
As escovas são de alta densidade e rigidez, assegurando alta durabilidade e rendimento, mantendo o espelhamento uniforme. Seu uso ideal é em conjunto com materiais abrasivos, como as pastas diamantadas.
imagem: https://www.sulmax.com.br/
FELTROS
Os feltros são utilizados após a escovação, eles servem para remover as marcas que a escova faz no aço. Por isso sempre devem ser macios e limpos, para não prejudicar o espelhamento.
imagens: Google
https://www.sulmax.com.br/
PASTAS DIAMANTADAS
fonte: https://roder.com.br/